Thursday, August 17, 2006

MEMÓRIA, LAÇOS E MALHAS ...

Tenho imensa memória (é verdade que nem sempre é bom).
Lembro-me de palavras. De lugares. De números e de datas. De muitos pormenores.
Às vezes incomodo.
Mas ontem a memória foi boa.
Dia 16 de Agosto. Lembrei-me que a Quiqui, a filha mais velha da minha prima que morreu há menos de dois meses, fazia anos.
Lembrei-me que o seu nascimento foi uma grande alegria, porque ela foi o primeiro bebé daquela geração. E também porque nasceu no dia em que a sua bisavó, a corajosíssima mãe do meu pai e dos meus tios, tinha morrido.
Esta coincidência foi entendida como «uma coisa muito boa».
Uma alegria a dizer a vida num dia marcado por um acontecimento triste.
Telefonei à Quiqui (nunca o fizera).
Depois dos parabéns, contei-lhe esta lembrança.
Percebi que a Quiqui gostou mesmo.
E confessou, como se agradecesse «Nunca ninguém me tinha dito isso»
Prometi encontrar-me com ela. Para lhe contar outras histórias.
Para mim, foi bom contar.
Para a Quiqui, foi bom ficar a saber. Ligar a vida.

Toda a gente sabe que gosto de fazer malha. Não sei se há alguma coisa de mais parecido com um fio que se tece do que as palavras que se ligam. E nos ligam.

No comments: