Sunday, December 18, 2011

PELA PAZ

Seja Portador da Luz e Mensageiro da Justiça da Solidariedade e da Paz.

Apoie a Operação 10 Milhões de Estrelas- Um Gesto Pela Paz 2011 da Cáritas Portuguesa.

“10 Milhões de Estrelas- Um Gesto Pela Paz” teve a sua origem em Annecy (França) em 1984, durante o tempo do Advento. Em 1991, a campanha tornou-se nacional e passou para o período do Natal.

No ano de 2002, “10 Milhões de Estrelas” atinge dimensão europeia quando cerca de 60 Cáritas, por toda a Europa, levam por diante acções conjuntas de iluminação de diversos espaços públicos. Em 2003, a operação ganha expressão mundial, dando visibilidade ao empenho da rede Cáritas a favor da paz e da solidariedade. Portugal adere pela primeira vez.



Por proposta da Cáritas Portuguesa, várias Cáritas Diocesanas portuguesas responderam ao desafio de implementar esta operação, cujo principal propósito é sensibilizar toda a população para a importância dos valores da justiça, da solidariedade e da paz.



Em 2011, pelo nono ano consecutivo, a Cáritas Portuguesa organiza, em parceria com todas as Cáritas Diocesanas de Portugal Continental, Madeira e Açores, a Operação “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz e, contrariando uma visão meramente consumista do Natal, quer relembrar o seu verdadeiro sentido. O nascimento de Jesus Cristo, o Príncipe da Paz.



Com esta operação, a Cáritas, quer motivar cada português a adquirir uma vela que, quando acesa, quer em manifestações públicas, em cada uma das Dioceses de Portugal, quer na noite de 24 de Dezembro, por iniciativa de cada pessoa ou família, simbolize a adesão de toda a população portuguesa à causa da Paz.

Cada vela da Operação “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz” , constitui um sinal e o meio, através do qual prestamos a nossa ajuda àqueles que mais precisam. A subscrição desta aplicação, pelo valor de 1,60€, bem como a sua partilha e divulgação, permitirá, não só apoiar os projectos da Cáritas mas, também, motivar cada cidadão para os valores da Paz, da Justiça e da Solidariedade.



Só unidos e com gestos concretos teremos capacidade para nos opormos à violência, à injustiça e à exclusão.



Dos lucros obtidos com esta campanha, 65% reverterão para cada uma das Cáritas Diocesanas, sendo canalizados para projectos destinados a apoiar as famílias portuguesas em situação de carência. Os restantes 35% reverterão para a Cáritas Portuguesa e destinam-se a apoiar as vítimas dos conflitos na Somália.



VAMOS, JUNTOS, ACENDER UMA VELA,

SÍMBOLO DO NOSSO DESEJO DE JUSTIÇA, SOLIDARIEDADE E PAZ PARA O MUNDO

Colabore com a Cáritas Portuguesa e, no dia 24 de Dezembro, acenda uma vela pela PAZ.



Informações
www.caritas.pt/estrelas
e.mail: caritas@caritas.pt

No comments: