Saturday, May 30, 2009

PARA O NOSSO NETO MANUEL

Agora já transmitida na rr, posso deixar aqui a oração que rezei hoje a propósito da primeira comunhão do nosso neto Manueel.

Pode ser que as palavras digam também a ternura, a surpresa, a alegria.
Aqui vão:


« Jesus, quero falar-Te do meu neto Manuel que faz hoje a primeira comunhão.

Pensando bem, o que quero pedir-Te é que eu seja capaz de fazer da sua primeira comunhão, a minha primeira comunhão.
Não para ser igual à da fotografia que está ali no álbum antigo, naquela cara tímida, envergonhada, cabide de um vestido branco com folhos e laços.

Não essa, Senhor Jesus.

A minha comunhão-hoje como a primeira comunhão do Manuel.

A graça de um coração semelhante ao dos mais pequeninos.
Esses que dizem convictos que Tu és o seu melhor amigo e que querem fazer da sua vida uma vida que se pareça com a Tua, vida dada por amor.

Parece enorme a distância que me separa da tal fotografia.
Mas é só aparência.
Tropeços, dúvidas, gestos que Te negaram e a falta de fé que tantas vezes afirmei; tudo me conduziu ao dia de hoje.

Nesse dia primeiro, disse Ámen ao tomar o Teu corpo que passou a ser também o meu corpo.

Pois vamos lá, Manel, fazer do dia da tua primeira comunhão, o dia da comunhão da tua avó.»

No comments: